Na novela A Morte de Ivan Ilyich (1886), Leo Tolstoy apresenta um homem que fica chocado ao perceber de repente que sua morte é inevitável. Embora possamos compreender facilmente que o diagnóstico de uma doença terminal foi uma surpresa desagradável, como ele só então pôde descobrir o fato de sua mortalidade? Mas essa é a situação de Ivan. Não é apenas uma novidade para ele, mas ele não pode aceitar:

O Katha Upanishad abre com a história de Vajasravasa que entregou todas as suas posses terrenas com a esperança de uma recompensa celestial dos deuses. No entanto, ele teve um filho chamado Nachiketa que viu essas ofertas e questionou o que seu pai esperava obter deles, porque tudo o que ele havia dado aos deuses já estava acostumado à exaustão e não tinha valor para os destinatários. As vacas, por exemplo, eram tão velhas que não podiam mais dar leite. E se seu pai prometeu dar todas as suas posses, então ele também deve presentear seu filho, caso contrário seu sacrifício não seria completo. Para ajudar seu pai a entender, Nachiketa perguntou:

Diz-se que, em uma viagem aos EUA na década de 1920, um sociólogo alemão ficou surpreso com os arranjos domésticos de seus colegas americanos. Como você pode fazer algum trabalho sério, ele perguntou, sem empregados? Os deveres de um cônjuge e dos pais aparentemente não se ajustam a pensamentos e pesquisas profundas, a menos que sejam facilitados pela ajuda paga.

Em outubro passado, fiz o Desafio dos 30 Dias Estóicos. A cada dia, os participantes recebiam um novo desafio para ser concluído com base na Filosofia Estóica. Um dos primeiros foi fazer uma caminhada de uma hora. Simples o suficiente. Eu levei uma hora de caminhada naquela noite depois de ler sobre o que os estóicos disseram sobre isso e por que eles recomendam fazê-lo.

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